'De Isabel Christina a Condessa d’Eu: trajetórias (1846-1921)' é desta terça (16) até a sexta (19), pelo canal oficial do museu. Evento é destinado a pesquisadores, professores, estudantes e interessados em geral.
Começou nesta terça-feira (16), o congresso gratuito e on-line “De Isabel Christina a Condessa d’Eu: trajetórias (1846-1921) ”, que aborda a trajetória e o contexto sociopolítico vividos pela princesa Isabel, filha de Dom Pedro II.
Promovido pelo Museu Imperial em Petrópolis (MIMP), na Região Serrana do Rio, o Instituto Histórico de Petrópolis (IHP) e o Instituto Cultural D. Isabel I a Redentora (IDII), o evento celebra os 175 anos de nascimento e o centenário de morte da herdeira do trono brasileiro.
Com programação até sexta-feira (19), o congresso acontece em ambiente virtual, com transmissão pelo canal do Museu Imperial, no YouTube. As sessões acontecem em dois turnos: na parte da manhã, com início às 10h, e à tarde, a partir das 15h.
Com curadoria de Alessandra Fraguas e Leandro Garcia, integrantes da Área de Pesquisa do MIMP; Maria de Fátima Moraes Argon, presidenta do IHP; e Bruno Antunes de Cerqueira, presidente do IDII; o evento acadêmico será composto por conferências e palestras que abordarão as pesquisas mais recentes sobre Isabel.
O objetivo é permitir, para além da análise da própria história de vida da princesa, a compreensão de questões mais amplas, inerentes ao período imperial brasileiro e ao mundo da época, incluindo as relações entre gênero e poder; entre as elites políticas e os abolicionismos.
O evento é destinado a pesquisadores, professores, estudantes e interessados em geral. As temáticas abordadas contemplarão as áreas de história, ciências sociais, letras, educação, direito, museologia, artes e turismo.
O congresso ainda contará com a parceria do Musée Louis-Philippe, cuja sede é o Castelo d’Eu, onde Isabel viveu boa parte de seu exílio, na França. Representaram a instituição na abertura do congresso, o prefeito da cidade de Eu, Michel Barbier, o diretor do museu, Alban Duparc, e o presidente da Association des Amis du Musée Louis-Philippe, Arnaud de Gromard.
Os ouvintes que desejarem obter o certificado de participação deverão atestá-la através de um link que será disponibilizado no chat durante as transmissões, em cada sessão do evento (manhã e tarde), e contabilizar, no mínimo, 75% de presença. Carga horária: 20h.
Fonte: G1