A partir da quinta-feira (8) todos os moradores de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, acima dos 6 meses de idade poderão se vacinar contra gripe. A ampliação da imunização contra o vírus Influenza segue a recomendação do Ministério da Saúde.

A vacina estará disponível em 39 unidades de Saúde distribuídas nos cincos distritos, entre Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Postos de Saúde da Família (PSF), enquanto durarem os estoques do imunizante enviado pelo Governo Federal.

Segundo dados do departamento de Epidemiologia da Vigilância em Saúde, 58.733 pessoas foram vacinadas em Petrópolis, desde o início da campanha em abril.

Locais de vacinação

Desde o início da campanha, a vacina contra Influenza está disponível nos PSFs Alto Siméria, Santíssima Trindade, São Sebastião I e II, Dr. Thouzet, Alto da Serra, 24 de Maio, Caxambu Santa Isabel, Sargento Boening, Bairro Castrioto, Pedras Brancas, Menino Jesus de Praga, São João Batista, Moinho Preto, Fazenda Inglesa, Carangola I e II, Jardim Salvador, Castelo São Manoel, Boa Esperança, Primeiro de Maio, Lajinha, Águas Lindas, Bonfim, Vale das Videiras, Brejal, Posse e Secretário, com horário de vacinação de 9h as 12h e de 13h as 16h.

A população também pode se vacinar contra a Influenza nas UBSs Quitandinha, Morin, Retiro, Itaipava, Pedro do Rio e Araras, com equipes atendendo de 9h as 16h.

No Hospital Alcides Carneiro a vacinação é feita às segundas, quartas e sextas, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. Às terças e quintas-feiras a unidade tem horário diferenciado no turno da tarde - das 13h às 14h30 – uma vez que nestes dois dias as equipes fazem também a vacinação em setores do hospital, como maternidade e pediatria.

No Centro de Saúde, a vacinação está disponível das 9h às 19h30.

Necessário intervalo entre vacinas

Com a campanha para imunização contra Influenza realizada em paralelo à vacinação contra a Covid-19, a secretaria de Saúde alerta à população que fique atenta ao intervalo necessário entre as diferentes vacinas.

“A prioridade deve ser para a vacinação contra a Covid-19, mas as pessoas não devem deixar de se vacinar contra a gripe, que é uma doença que também pode se agravar, sobretudo no caso dos idosos”, salienta o secretário.

A orientação da Secretaria de Saúde é para que haja atenção ao intervalo necessário de 14 dias entre as vacinas.

A secretaria destaca também que pessoas que fazem parte dos grupos cuja vacina contra a Covid-19 já está disponível, devem priorizar esta vacina e depois se vacinarem contra a gripe.

“Importante observar que, neste caso, quem receber a vacina da Janssen deve aguardar 14 dias para se vacinar contra a gripe; quem recebe a CoronaVac - que tem um intervalo entre a primeira e segunda dose de até 28 dias - deve tomar as duas doses da CoronaVac e se vacinar contra a gripe em 14 dias depois de receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Já as pessoas vacinadas com a AstraZeneca ou a Pfizer – cujo intervalo entre as doses é de 12 semanas – podem se vacinar contra a gripe 14 dias após receberem a primeira dose”, explica.

Fonte: G1

Conheça também